DestaquesGravatáSaúde

Saúde em Primeiro Lugar: Hospital Municipal tem recebido melhorias

Hoje, quem adentra as dependências do Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa – (HDPVP) enxerga um novo hospital. As mudanças são notórias. Seja nos serviços oferecidos, seja na própria infraestrutura, as melhorias revelam o compromisso da gestão municipal com a saúde.

Tudo isso é resultado da iniciativa de implantar uma “Caixinha de Sugestões” na recepção do hospital. Com o objetivo de receber um feedback dos usuários, Érika Ximenes, diretora do HDPVP, e o Prefeito Joaquim Neto leem os formulários preenchidos pelos pacientes e acompanhantes uma vez por semana. Foi a partir das reclamações e sugestões apresentadas pelo povo que a prefeitura traçou estratégias visando o aperfeiçoamento da aparelhagem tecnológica e dos serviços prestados.

“Para tornar o nosso atendimento humanizado, a gente procura acolher nossos pacientes e oferecer um atendimento de qualidade. Por isso, é tão importante ouvir, saber quais são as necessidades e reivindicações, buscando sempre aprimorar nossos serviços,” disse Érika Ximenes.

Uma das primeiras mudanças foi a implantação do atendimento por triagem. Agora, ao procurar o hospital, o paciente passa por uma triagem e sua assistência é garantida de acordo com a gravidade do caso, conforme apontar o diagnóstico inicial.

Diariamente, cerca de 350 pessoas recebem atendimento de urgência no HDPVP e outras 350 recebem atendimentos ambulatoriais nas 22 Unidades de Saúde da Família.

No Laboratório, a equipe técnica também vem trabalhando a todo vapor. São realizados cerca de 3 mil exames hematológicos, bioquímicos e hormonais por mês. A otimização do tempo na realização desses exames foi possível após a descentralização das coletas, que agora podem ser realizadas, também, nos postos de saúde.

Os exames de Raio-X também passaram por grande mudança. Com a inserção da plataforma digital, os resultados saem na hora e de forma mais nítida. Nas próximas semanas, serão instalados computadores nos consultórios médicos onde eles receberão os exames e poderão dar um diagnóstico mais preciso e em tempo hábil. Diariamente, cerca de 150 exames de Raio-X vêm sendo realizados no HDPVP.

O Bloco Cirúrgico, reinaugurado em fevereiro de 2018, tem proporcionado aos gravataenses mais conforto na hora de realizar cirurgias de pequeno e médio porte. Com aparelhos modernos e equipe capacitada, todas as segundas e terças-feiras são realizados os procedimentos cirúrgicos. Das quartas-feiras aos domingos, os pacientes realizam exames pré e pós-operatórios.

Elisabeth Rita da Conceição, grávida de 8 meses do 5º filho, está realizando os últimos exames para agendar o parto cesáreo seguido de laqueadura e fala sobre a novidade de se poder fazer cirurgias desta natureza no hospital municipal.

“É uma benção. Tive que sair da cidade onde eu moro para dar a luz aos meus filhos e esse vai nascer em Gravatá, como eu sempre quis. Só tenho que agradecer, primeiramente, a Deus e, segundo, a Joaquim Neto por essa oportunidade. Vou ter bebê perto de casa. Minha família vai poder vir me visitar e meu filho vai ser gravataense,” disse.

Apesar de oferecer parto cesáreo, uma das preocupações da gestão é estimular o parto normal, de forma humanizada. De janeiro a setembro de 2018, foram realizados 43 partos normais e 31 cesarianas.

A melhoria também vem sendo percebida no cuidado com a alimentação.

“Visitamos diariamente cada paciente internado para saber como está o seu quadro clínico e montamos o cardápio de acordo com as necessidades dele. A boa alimentação é fundamental para a recuperação, portanto, estamos sempre atentos e inserimos os nutrientes que ele precisa,” falou Gleiziele Fernandes, Nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker