CaruaruCulturaDestaquesDiversãoEntretenimentoEventosGastronomia

Comidas gigantes dão início ao São João de Caruaru

30 guloseimas típicas atraem público de milhares de pessoas

Com muito forró e bastante animação, a população caruaruense e os turistas que visitam a cidade durante o período junino vão poder desfrutar também de uma vasta opção gastronômica no São João de Caruaru. Produzidas há mais de 25 anos, as comidas típicas já viraram tradição na cidade e estão crescendo cada vez mais e fazendo sucesso para alimentar todos os forrozeiros de plantão.

No dia 02 de junho, duas comidas gigantes dão início à tradicional festa, são elas: o Maior Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa e o Maior Chocolate de Quente. O Maior Cozido de Milho na Manteiga leva 1.500 espigas e é preparado pelos moradores do bairro Petrópolis. A festa ocorrerá na Praça Geraldo Borba, a partir das 20h e contará com a participação de duas bandas, aguardando a presença de mais de 1.800 pessoas.

Já o Maior Chocolate Quente é produzido há 11 anos e leva 700 litros de leite, 130 quilos de chocolate em pó, 20 latas de leite condensado e creme de leite, 50 quilos de açúcar, 35 quilos de maisena e cinco quilos de canela em pó. Duas bandas animarão o evento, que possui uma estimativa de 11 mil pessoas. A festa será realizada no bairro São João da Escócia, às 18h.

A Festa da Paçoça será realizada no dia 03, na 3ª Travessa Presidente João Goulart, bairro Jardim Panorama, às 15h. Ainda no mesmo dia, terá a Caminhada do Tareco e Mariola, tradicional festa que ocorre há mais de dez anos no bairro do Vassoural, a partir das 15h, e aguarda uma estimativa de público de 6 a 7 mil pessoas.

No dia 09 de junho, as comidas típicas ganham continuidade com a realização do Maior Quentão do Mundo. Os moradores da rua Emília Maria dos Santos, localizada no bairro Agamenon Magalhães, organizam o evento que já acontece há 17 anos. Este ano, as atrações começam às 19h.

Um dos eventos mais tradicionais durante o São João é a Caminhada do Forró junto com o Maior Cuscuz do Mundo. A festa será realizada no dia 10 de junho, começando na entrada da Vila do Aeroporto, a partir das 13h, e seguirá até o Alto do Moura. Este ano, o cuscuz será produzido com 800 quilos de floco de milho e 200 quilos de sardinha e salsichas. A banda Asas da América, Trio Minhoquinha e Décio Luiz são algumas das atrações já confirmadas para animar o público de cerca de 50 mil pessoas.

No dia 13, será a vez do Bolo de Milho Gigante, que é realizado há 17 anos na Rua Barão de Itamaracá, no bairro Indianópolis. A comida é produzida com 1.200 ovos, 60 quilos de trigo, 45 caixas de mistura para bolos, 60 quilos de margarina e 120 litros de leite. As atrações Décio Luiz, Forró do Mourão e CaruForró prometem animar o público estimado em cinco mil pessoas.

No dia 14, os forrozeiros poderão experimentar o Maior Caldinho do Mundo. A festa irá ocorrer na Academia das Cidades, no Bairro São João da Escócia, às 19h. O evento completa seis anos em 2018 e espera um público de mais de 12 mil pessoas. No mesmo dia, também haverá a Maior Dobradinha do Mundo, que já ocorre há seis anos e será realizada na rua Maria da Boa Vista, no bairro Boa Vista II, a partir das 20h.

Dia 15 de junho, uma das comidas mais esperadas chega para abrilhantar o festival. Preparado por Dona Maria do Bolo, uma das homenageadas do São João 2018, o Pé de Moleque Gigante terá 21 metros de muito sabor. O bolo será preparado com 800 quilos de massa de mandioca, 120 bandejas de ovos, 60 quilos de coco ralado, 16 quilos de cravo, canela e erva doce, 200 quilos de margarina, 60 quilos de castanha, 120 quilos de açúcar e 40 quilos de doce de goiaba. O evento será realizado na rua Major João Coelho, em frente ao Parque Municipal do bairro das Rendeiras, a partir das 18h, e contará com a apresentação de várias atrações.

No mesmo dia, ocorrerá o Arraial do Pão Doce, que promete animar o público com atrações artísticas. O evento será realizado na Rua Capitão Nilo Ferreira da Costa, no bairro do Salgado, às 20h.

A Festa da Polenta ocorrerá no dia 16, na Avenida São José, no bairro São Francisco. A guloseima é preparada com 30 quilos de fubá, 20 quilos de queijo coalho e 30 quilos de peito de frango. O evento, que começa às 18h, terá um palco com atrações artísticas, que são: CaruForró, Trio Pé de Serra Chamego Bom e Banda Torpedo.

No mesmo dia, a partir das 18h, os forrozeiros também poderão degustar a Tapioca Gigante que ocorre há dez anos no bairro das Rendeiras. OMaior Bolo de Rolo também ocorrerá no dia 16, quando receberá a população da Rua Barão de Caruaru, no bairro do Salgado, a partir das 20h.

Com dez anos de tradição, o Maior Assado de Milho será realizado no dia 17, na Rua Coelho Neto, no bairro Santa Rosa, a partir das 16h. OBolo de Tapioca Gigante dsrá no dia 20 de junho, na rua da Tijuca, bairro do Salgado, a partir das 19h. No mesmo dia, a Maior Pipoca do Mundo tomará conta da Praça das Rendeiras. O evento é realizado há 19 anos e ocorrerá a partir das 18h.

No dia 21, os moradores do bairro Cidade Jardim irão desfrutar do Maior Bolo de Saia do Mundo. O evento, que é realizado há sete anos, será animado por atrações musicais a partir das 18h.

Em sua décima edição e pelo primeiro ano dentro do cronograma das comidas gigantes, os moradores do Sítio Lajes participarão da Mesa Junina, que está sendo organizada pelo vereador Galego de Lajes. A população poderá desfrutar todo tipo de comida típica junina, como canjica, pamonha, milho assado e cozido, e ainda contará com a participação de quadrilhas e bandas de forró. O evento será realizado no dia 23 de junho, a partir das 18h.

No dia 24 de junho, dia de São João, o Maior Cozido de Milho do Mundo completa 17 anos e será realizado na rua Capitão Dé, bairro Santa Rosa, às 15h. No mesmo dia, haverá também a Festa do Beiju, que será realizada no Residencial Luiz Bezerra Torres, localizado na rua Alecrim, quadras 24 e 25, bairro Nossa Senhora das Graças, a partir das 15h. E não para por aí. Ainda em comemoração ao dia de São João, os moradores da rua Antônio Menino, no bairro Divinópolis, realizam o evento da Maior Broa de Milho, que este ano completa 11 anos.

O Maior Bolo de Macaxeira do Mundo completa 12 anos e será realizado no dia 27 de junho, no largo do Convento, bairro Divinópolis, às 18h. Este ano, o evento contará com atrações musicais, além de apresentações de quadrilhas e barracas de comidas.

Os moradores do Salgado organizam a festa do Salgadinho Gigante, que irá ocorrer no dia 28 de junho, na rua Doutor Pedro Estáuquio Vieira, às 19h. São nove anos de tradição no bairro.

A Festa Do Munguzá será realizada no dia 29 de junho, na Praça 14 de Julho, Centro da cidade. As atrações do evento, realizado há 19 anos, começam a partir das 15h. No mesmo dia, haverá o Maior 40 do Mundo, que contará com apresentações musicais e começará a partir das 15h no bairro Santa Rosa.

No dia 30 de junho, os moradores da Vila Campos, no Distrito Industrial, realizarão a Festa da Macaxeira, tradicional há 12 anos. O evento começará às 16h. O Maior Xérem Com Galinha Do Mundo será realizado no dia 1º de julho. Os moradores da Vila do Rafael, na zona rural, irão realizar a festa, que já ocorre na comunidade há 15 anos. O evento começará às 11h.

Encerrando o calendário das Comidas Juninas, a Canjica Gigante completa 19 anos e será realizada no Sítio Vila Peladas, Zona Rural de Caruaru. Os moradores poderão provar a guloseima a partir das 18h.

O festival de comidas gigantes conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo da cidade.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker