CulturaDestaquesEducaçãoGravatá

Comemorações cívicas têm início em Gravatá com hasteamento da bandeira e homenagens

A Independência do Brasil, que completa hoje 196 anos, está sendo celebrada em todo o país com atos cívicos. Em Gravatá, as celebrações tiveram início às 8h com hasteamento da bandeira e o canto do hino nacional.

Escolas, entidades e autoridades participaram do momento. A bandeira do município foi erguida a meio mastro, respeitando o luto oficial de três dias, do Senhor João Batista, pai do vice-prefeito Danilo melo, a quem os presentes prestaram um minuto de silêncio em homenagem.

Durante a cerimônia, o Prefeito Joaquim Neto entregou uma nova viatura para a Guarda Municipal. O veículo servirá para melhorar o desempenho do efetivo e proporcionar mais segurança aos munícipes.

Este ano, o desfile cívico de Gravatá prestará homenagens a personalidades que contribuíram com a construção da história a nível nacional, estadual e municipal. A entrega dos certificados de menção honrosa para os gravataenses, foi realizada pelo Prefeito aos parentes dos homenageados.

O Guarda Municipal, Paulo Fernandes, recebeu a láurea em nome do seu pai de criação, Monsenhor Paulo Cremildo Batista de Oliveira, padre e ex-prefeito de Gravatá.

“Eu e minha família nos sentimos honrados com esse reconhecimento. Uma cidade sem memória é uma cidade sem rosto e esta gestão está resgatando isso e valorizando quem contribuiu e fez história aqui.” Disse.

Os jovens estagiários da Prefeitura participaram do ato e puderam conhecer um pouco mais sobre a história das personalidades homenageadas.

“Achei incrível a iniciativa, eu já conhecia algumas pessoas que estão recebendo homenagens, mas esta ação permite que a gente conheça mais, que adquira conhecimento e busque aprender sobre quem contribuiu com a construção e desenvolvimento de nossa cidade” Falou Igor Silva, estudante do curso de Direito.

O Prefeito Joaquim Neto frisou a importância desta ação.

“Precisamos lembrar daqueles que fizeram história, que dedicaram a vida e trouxeram melhorias para Gravatá. E aproximar a nova geração para este momento representa muito, é uma forma de transmitir conhecimento. Se os jovens soubessem e se os idosos pudessem, o mundo com certeza seria um lugar bem melhor.” Disse.

Os desfiles cívicos-militares terão início às 14h, na rua Cleto Campelo. Cada escola prestará sua homenagem a uma personalidade histórica. Cerca de 20 bandas e 50 instituições, como escolas municipais, estaduais, organizações sociais do município (XV, PM, Maçonaria, Escoteiros) deverão se apresentar. Confira a lista dos homenageados do município:

Amenayde Farias, educadora
Joaquim Didier, primeiro prefeito de Gravatá
José Luiz de Mendonça, educador
José Luiz Truan, empresário
Edgar Nunes Batista, artista e poeta da literatura em cordel
Manoel Bombardino, primeiro Maestro da Sociedade Musical XV de Novembro; compositor da melodia do hino de Gravatá
Maria José Carvalho, compositora da letra do hino de Gravatá
Monsenhor José Elias de Almeida, padre
Monsenhor Paulo Cremildo Batista de Oliveira, padre e ex-prefeito
Orlando do Nascimento, funcionário público (auditor da receita federal)
Waldyr Cavalcanti, médico e empreendedor
Silas Salgado, ex-prefeito e Presidente da fábrica de cerâmica
Justino Carreiro de Miranda, fundador do município de Gravatá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker