DestaquesGravatáNotíciasObras

400 famílias da zona rural de Gravatá são contempladas com reservatórios de água

Cerca de 400 famílias das comunidades rurais localizadas no Agreste do município de Gravatá irão receber em suas casas cisternas para possibilitar o acesso às fontes de água potável e enfrentar o período de estiagem.

As obras de construção tiveram início nesta terça-feira (7). A agricultora Maria Rosa da Silva é uma das beneficiadas e conta com alegria sobre como sua vida mudará a partir de agora.

“É um sonho para mim, a gente vive com água limitada demais e agora tendo uma cisterna disponível só para minha família vai ser muito bom. Sou muito grata a tudo isso que a Prefeitura está fazendo por nós.” Disse.

 

“É uma forma de trazer mais dignidade para essas famílias que vivem em uma área tão seca do nosso município. Com as cisternas eles terão água em suas casas sem precisar se deslocar de um canto a outro carregando baldes. Este tempo pode ser investido em trabalho, na agricultura, no cuidado com o lar e evita também que nossas crianças participem destas atividades, proporcionando a elas uma infância melhor.” Falou o prefeito Joaquim Neto.

As cisternas são de alvenaria e possuem capacidade de 16 mil litros de água, trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório, capaz de garantir água para suprir as necessidades básicas das famílias. A Prefeitura também garantirá o abastecimento através de carros-pipas.

Podem ser beneficiadas com o Programa, as famílias que residem na zona rural de Gravatá, na área do Agreste, tais como sítio Avencas, Zezinho e Tarrafas, Maria Isabel, Boa Vista e Lagoa do Costa, Telha Branca, Várzea Grande, Contunguba, Caroá, Lagoa do Fernando, Nicácio, Santo Antônio, e comunidades vizinhas. As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira (9). Os interessados devem levar comprovante de residência, RG, CPF e o número do NIS. A Secretaria fica localizada na Rua Joaquim Souto S/N, próximo ao Parque da Cidade, Bairro Nossa Senhora das Graças. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

“Nossos esforços foram intensos para trazer esses reservatórios para estas famílias, sabemos da necessidade e os investimentos vieram em um ótimo momento, porque agora as famílias poderão conviver com a seca de uma maneira mais branda e não precisará fugir para um outro lugar para viver.” Destacou o Secretário de Meio Ambiente, Aarão Neto.

Além da construção dos reservatórios, haverá capacitação sobre os cuidados e manutenção das cisternas, para que as família saibam como tratar da água e utilizar da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker